Arquivo do blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pense Nisso - 2º Programa [21.06.2010]

Editorial do Programa

Olá! Nova Friburgo comemora 192 ANOS de sua fundação. Com um território de 938,5 quilômetros quadrados, o município concentra uma das maiores áreas de Mata Atlântica Do estado do Rio de Janeiro. 450 quilômetros quadrados de vegetação nativa, o que representa cerca de 45 por cento da área total do município. Um verdadeiro tesouro que é nosso, portanto, que por nós deve ser preservado. Na verdade muito se fala, mas pouco se faz. Não devemos somente culpar e cobrar de nossos governantes, afinal, se aqui também é minha casa, minha responsabilidade é igual. Nós como cidadãos somos os maiores “fiscais da natureza”. Um trabalho que é de todos e por um salário justo: nossa vida! PENSE NISSO!

[1º Bloco]
Matéria Manipulados

Mesmo com toda a divulgação, a diferença entre alopatia e homeopatia ainda não é muito clara. Alopatia, quer dizer: alo = contrário e pathia = doença, ou seja, o tratamento é feito por medicamentos contrários à doença. Já homeopatia significa: homeo = semelhante e pathia = doença, e o tratamento é feito por medicamentos semelhantes à doença e que dinamizados, irão provocar um equilíbrio energético.

Como você pode observar ambas propõem formas diferentes de tratamento e podem funcionar melhor ou pior, dependendo do problema a ser enfrentado.

A partir deste programa o PENSE NISSO vai abordar esse e um outro assunto que provocou polêmica nos noticiários do país e anda preocupando nossa população: os remédios manipulados.



Você talvez não saiba, mas houve um tempo em que as próprias farmácias produziam seus remédios. A figura do farmacêutico, também chamado de “boticário”, era muito respeitada.

Apesar de ter sido a primeira forma conhecida de preparar medicamentos, a manipulação de remédios foi suplantada pela produção industrial, mas resiste ainda nos dias de hoje, devido a um grande número de médicos que acredita em sua superior eficácia, pois além de outros benefícios, ela individualiza o tratamento.

[Narração de Textos: Bettina Chateraubriand]


A manipulação farmacêutica de medicamentos ocupa atualmente 30% do mercado nacional e a tendência é que ocupe um espaço cada vez maior. Ainda existem muitas dúvidas sobre as vantagens dos manipulados em relação aos industrializados, e por isso, convidamos a farmacêutica Valéria Viana para falar sobre os benefícios da manipulação.

[Assista ao vídeo]



Como vimos nesta entrevista, a segurança com que são produzidos os remédios manipulados, garante um compromisso que envolve a todos no resultado.

Se você tem alguma dúvida ou deseja saber mais sobre este assunto, utilize nosso blog e faça suas perguntas.

[Drª Valéria Viana – Farmacêutica, Mestra em Ciência Ambiental pela UFF, Especialista em Homeopatia pelo IHB - Instituto Hahnemanniano do Brasil]

[Quadro Pense Verde]


[2º Bloco]
BAMBUTERAPIA

Na busca por uma terapia exótica, o francês Gill Amsallem encontrou no bambu o material ideal para que pudesse associar técnicas de massagem às fontes energéticas provenientes desta planta que, segundo os orientais, é sagrada e símbolo de força, beleza, leveza e flexibilidade. Estamos falando da mais nova promessa do mundo da estética: a bambuterapia ou bamboo massage. A sensação do momento para quem busca alternativas estéticas modernas e procura associá-las para o seu bem-estar.

O PENSE NISSO foi ao Salão NOVO ESTILO conhecer com a terapeuta Josy Rodrigues esta novidade.

[Assista ao vídeo]


Os rolos se adaptam aos contornos corporais e podem ser aplicados em todo o corpo. Com o uso das pontas do bambu, o profissional consegue realizar estímulos nos pontos energéticos e zonas reflexas dos pés, mãos e rosto. O procedimento tem duração média de uma hora. O ambiente é todo climatizado, ou seja, preparado com uma música suave e uma iluminação especial. O procedimento tem duração média de uma hora. O ambiente é todo climatizado, ou seja, preparado com uma música suave e uma iluminação especial. A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras leves para não machucar de forma alguma o cliente.

A massagem tem início nos pés, em seguida no corpo todo (frente, costas e laterais) e finaliza no rosto. Os rolos de bambu são de tamanhos e diâmetros diferentes e agem como se fosse o prolongamento dos dedos, assim oferecem a possibilidade de alcançar todas as regiões corporais, proporcionando novas sensações para quem recebe a massagem. É completa e bastante eficiente, pois favorece o corpo e a mente, dessa maneira pode ser usada tanto por quem pretende reduzir medidas como para quem quer simplesmente relaxar.

[Narração de Textos: Eulina Rego]

[Agradecimentos Especiais: Rafaela Tatagiba – Modelo e Salão NOVO ESTILO – Avenida Alberto Braune, 230 – loja 5 – Galeria dos Arcos – Tel: (22) 2522-2250]


O mundo de hoje transformou nosso dia-a-dia em uma verdadeira maratona. Não parece que o dia tem 24 horas: tudo é pra ontem. E quando o assunto é saúde, me responda: você dá a devida atenção, por exemplo, Á sua alimentação? NÃO PERCA O PRÓXIMO BLOCO!


[3º Bloco]
Matéria: Minimamente Processados

No corre-corre diário, fazer refeição na rua é quase inevitável. Tudo por conta da falta de tempo. E não é só isso: esse preparo pode consumir horas. Pensando nisso, para que você ganhe tempo sem perder qualidade de vida, que tal uma ajuda na hora de preparar seus alimentos?

[Confira esta matéria]




Com uma produção anual em torno de 41 milhões de toneladas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e se destaca igualmente na produção de hortaliças.

Alguns estudos mostram que vegetais e frutas produzidos de modo orgânico são mais ricos em nutrientes do que os cultivados com uso de agrotóxicos. O produto orgânico chega a apresentar uma concentração 40% maior de antioxidantes naturais quando comparados aos seus equivalentes convencionais. E é o que acontece no Sítio Cultivar em Nova Friburgo.

Há uma tendência mundial para o consumo de alimentos cada vez mais naturais. E aí que surgem os alimentos minimamente processados que além de valorizarem o sabor original dos produtos, primam pela qualidade, principalmente às relacionadas com o valor nutritivo, as condições higiênico-sanitárias e as características sensoriais.

[Narração de Textos: Bettina Chateaubriand]

Minimamente processados. O nome é complicado e mais ainda quando encontramos nos supermercados as bandejas prontas para consumo. Será que esses produtos podem ser consumidos diretamente? Voltamos ao Sítio Cultivar para descobrirmos mais sobre esses alimentos minimamente processados que facilitam nossa vida. Acompanhe a matéria e conheça esta novidade.

[Narração de Textos: Bettina Chateaubriand]

O processamento mínimo de frutas e hortaliças é recente no Brasil, mas já se consolida, segundo a opinião de especialistas do setor. Ainda que no estágio atual se posicione para um perfil específico de consumidores preocupados com saúde, a tendência é seu crescimento, pois alia também praticidade.

O processo se inicia com a seleção dos vegetais e hortaliças, passa em seguida pela lavagem, sanitização, centrifugação, corte, pesagem e por fim, embalados.

Apresentados também na forma final de saladas prontas, simples e mistas, já se encontram prontos para consumo direto.

[Agradecimentos especiais ao Sítio Cultivar]

[3º Bloco]
ENCERRAMENTO

Como vimos neste programa, tudo é uma questão de buscarmos soluções e de nos adaptarmos as mudanças. Existem bons profissionais, empresas e pessoas como eu e você, realmente interessadas em um mundo melhor.

Conscientizar nossa população para as questões ecológicas é importante para a conquista de um futuro melhor e assegurar saúde para toda a humanidade.

Uma frase, vencedora de um concurso sobre sustentabilidade diz: “Estamos preocupados com o mundo que deixaremos para nossos filhos. Mas será que estamos preocupados com os filhos que deixaremos para o mundo?” PENSE NISSO!

Este foi o nosso segundo programa. Assista sempre às segundas-feiras a um programa inédito, sempre às 10:30 pela TV Focus – Canal 20. E participe aqui em nosso blog dando sugestões de pautas e principalmente comentando as matérias que você assistiu. Eu sou Patrícia Carvalho e em breve aqui, nosso próximo programa. Até lá!


FICHA TÉCNICA

Apresentação: Patrícia Carvalho

Reportagens: Vinícius Gastin

Imagens: Alceir Costa e Jackson Barreto

Edição: Camila Titonelli

Locução: Eulina Rego, Bettina Chateaubriand e Lima

Produção de Estúdio: José Carlos Azevedo

Roteiro: Eduardo Carvalho

Videografismo: Ilson Jr.

Departamento Comercial: José Carlos Azevedo - Tel: (22) 9203-6449

Direção Geral: Eduardo Carvalho

Uma Produção

Produção & Eventos
Agradecimentos Especiais:

Jairo Caleb, Carminha Titonelli, Guto Soares, Jackson Barreto

Toni Andrade - RJ

E a toda equipe da TV FOCUS Canal 20


8 comentários:

  1. Muito bom o conteúdo do programa. Gostei muito da entrevista sobre os remédios manipulados. Continuem assim! A cidade precisa muito de gente que tem o que falar. Chega da mesmice! A Focus está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssima a reportagem da bumbuterapia. Tanta tecnologia e o ser humano está sempre voltando no tempo para encontrar soluções. Nós mulheres estamos sempre preocupadas com tarefas do dia a dia e muitas das vezes esquecemos de nos cuidar. Gostei muito do programa.
    Gilda Mattos - Bairro das Braunes

    ResponderExcluir
  3. Oie!!! Alguns videos estão sem audio. Será que é no meu pc?

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro saladas. Agora salada que já vem pronta? É só botar um salzinho, azeite e comer? Adorei!
    Programa nota 1000.
    Ps.: Aqui os videos todos estão com audio.

    ResponderExcluir
  5. Tenho acompanhado os programas. Muito legal! A apresentadora é ótima.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de rever a entrevista da saúde do homem. Achei muito importante! Quando estará aqui no blog?
    Meu nome é Aparecida e tenho 36 anos. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. lindo o cenário!!! Adorei.

    ResponderExcluir
  8. É de programas assim que nossa cidade precisa. Chega de aprendiz de culinária, fofoca tirada de revista e desgraças! Vida longa!
    João Pedro

    ResponderExcluir