Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pense Nisso - Estréia [14.06.2010]

Editorial do Programa

Olá! Falar de séculos passados nos dá a impressão de estarmos nos referindo a um tempo muito distante. No entanto, a maior parte de nós nasceu no século passado. Um século marcado pelo surpreendente salto que a humanidade deu rumo ao futuro. Desde pequenas descobertas da ciência, da corrida espacial ao inimaginável mapeamento do código genético. E tudo isso em apenas 50 anos. DNA, robótica, nanotecnologia. Informática? Apenas uma ferramenta doméstica. O homem correndo contra o tempo para ganhar mais tempo para viver. Hoje, passados 20 séculos destas descobertas, invenções e do avanço tecnológico jamais sonhado, o homem continua em sua corrida contra o tempo, não somente a favor da vida, mas para sobreviver. Pense Nisso!

[1º Bloco]
Matéria Orgânicos, realizada no Sítio Cutivar em Nova Friburgo, estado do Rio.

Apesar de mais caros, o consumo de produtos orgânicos tem mostrado um aquecimento e cresce trinta por cento ao ano no Brasil. Ainda assim, o país está longe de ser um grande produtor e consumidor desses alimentos que fazem bem ao nosso organismo. Em Nova Friburgo, os proprietários do “Sítio Cultivar” fazem parte da estatística do grupo de agricultores que não abrem mão da qualidade quando o assunto é saúde. Nosso repórter, Vinicius Gastin foi conferir de perto. Confira o vídeo!


Além da questão do produto “sem veneno”, a produção orgânica envolve uma série de fatores relacionados à questão ambiental, a preservação do meio-ambiente e da biodiversidade, as relações sociais que existem no campo e a valorização do trabalho do agricultor. A agricultura orgânica protege os rios, os solos e o ar que a gente respira, sem contar com o fator principal que é a nossa saúde. Pense Nisso!
Nota: O Tomate é uma planta trepadeira, muito vulnerável a doenças e insetos. Uma das mais temidas é o fungo fitóftora, popularmente chamado de "requeima". Na agricultura convencional é pulverizado com agrotóxicos sem cessar, mas o casal Sr. Luiz Paulo Ribeiro e dona Jovelina, proprietários do Sítio Cultivar, provam que a agricultura orgânica pode vencer essas adversidades.

[Quadro Pense Verde]


[2º Bloco]
O PLANETA AGRADECE

A Terra bem que poderia ser chamada de Planeta Água ou de Planeta Azul, como a denominou o astronauta russo Yuri Gagarin, pois cerca de 2/3, ou seja, 71% de sua superfície é coberta por oceanos e mares. As terras emersas, que formam os continentes e ilhas, destacam-se apenas como manchas. A quantidade é tanta que até parece que ela não vai acabar nunca. Mas não é bem assim... Para você ter uma idéia, 97,5% da água existente na Terra é salgada, e nem toda água doce disponível no planeta é potável, ou seja, própria para o consumo humano.

Para você compreender melhor, vamos dar um exemplo simples do que isso representa. Tomemos como exemplo um balde tenha capacidade para 10 litros: apenas 243 mililitros desse total é de água doce, isso mesmo, o que cabe em um copinho desses de cafézinho. E para não deixar dúvida da importância que a água tem em nossas vidas, apenas 8 gotinhas do conteúdo deste balde é o que temos da água que é própria para nosso consumo.

A ONU – a Organização das Nações Unidas – estima que cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender às suas necessidades básicas, ou seja, ingerir, cozinhar e mesmo para sua higiene pessoal. Nos grandes centros urbanos, esse consumo aumenta em mais de 100 por cento por pessoa, chegando a 250 litros por dia, de acordo com o “Instituto AKATU”.

Enquanto alguns gastam e até desperdiçam, cerca de 9 milhões de residências não têm acesso à água potável. Por isso, além de não usar mais do que o necessário, para ter uma boa qualidade de vida, é importante não poluir e principalmente tratar nossa água.

Assista ao vídeo dessa matéria.

[Narração de textos: Eulina Rego]

[2º Bloco]
Matéria: Ração Humana

A Internet é hoje o meio mais rápido de propagar informações. Uma delas tem chegado através de e-mails que são repassados através da lista de contatos dos usuários e por um motivo que chama muito a atenção: é uma promessa de emagrecimento 100% natural - a ração humana. Você já ouviu falar?

Assista ao Vídeo desta matéria


[Narração de textos: Eulina Rego]

Cereais integrais, comidas naturais, ganham cada vez mais, o paladar dos consumidores na expectativa de uma vida saudável e para muitos, uma esperança de emagrecimento. Mas você já se imaginou comendo ração humana?

Desenvolvida pela terapeuta natural Liça Takagui Dias, com aval do nutricionista Daniel Boarim, ambos de Curitiba, a ração inicialmente servia apenas para consumo próprio da especialista. A fórmula caiu na Internet e hoje é consumida por milhares de pessoas por seu valor nutritivo como também por aquelas que desejam manter a boa forma física.

[Carla Calderón – Nutricionista – Rua Monte Líbano, 55, Salas 108/111 – Edifício Trade Center – Tel: 2523-3489]

Confira duas receitas da ração humana:


Ingredientes:

RECEITA 01: (Mais indicada e completa)

500g de soja em pó, 500g de farelo de trigo, 500g de farelo de aveia, 100g de gergelim, 100g de linhaça dourada, 100g de guaraná em pó (*), 100g de levedo de cerveja, 100g de gérmen de trigo, 100g de açúcar mascavo (*), 100g de gelatina sem sabor, 100g de quinua, 100g de cacau em pó (*), 100g de farinha de maracujá.

RECEITA 02: (Mais comum e barata)

250 g de fibra de trigo, 125 g de leite desnatado em pó, 125 g de linhaça marrom, 100 g de açúcar mascavo (*), 100 g de aveia em flocos, 100 g de gergelim com casca, 75 g de gérmen de trigo, 50 g de gelatina sem sabor, 25 g de guaraná em pó (*), 25 g de levedo de cerveja, 25 g de cacau em pó (*)


ATENÇÃO: (*) Ingredientes não recomendados para diabéticos e grávidas.

É recomendado o consumo diário de 40mg (02 colheres de sopa).

As duas receitas contém muita fibra, portanto é preciso tomar muito líquido.

A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. Consulte um nutricionista. Dietas de emagrecimento não são restrição e diminuição brusca de alimentos.

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar nas influencias positivas que uma boa música pode trazer para os seus ouvintes. Hoje, estudos científicos afirmam que escutar uma melodia pode ser um remédio tão eficaz quanto às formulas vendidas nas farmácias. Pense Nisso!

[3º Bloco]
Matéria: Musiccoterapia

Agora nós vamos conversar sobre um assunto que todo mundo gosta: música. Mas principalmente a relação que a música tem com nosso dia-a-dia e com a nossa vida. E para isso convidamos Edna Santos que é musicoterapeuta. Aliás, você sabe o que é MUSICOTERAPIA?

Acompanhe a matéria.



[Narração de textos: Bettina Chateaubriand]

Em sua definição mais simples, música é a arte de combinar sons e criar ritmos. E música é feita de sons definidos: uma determinada vibração que pode ser medida.

Combinados de diversas maneiras podem produzir resultados agradáveis aos nossos ouvidos. E para isso, utilizamos instrumentos musicais: guitarra, violão, flauta, ou mesmo instrumentos clássicos como violino e piano.

Esta não é uma aula de música, mas sim uma sessão terapêutica. Um tratamento onde o objetivo é trabalhar questões físicas e emocionais. Uma terapia que a partir da música estimula o desenvolvimento do paciente: é a musicoterapia, considerada por alguns terapeutas holísticos uma eficaz e poderosa forma de prevenir e tratar doenças.

Uma ciência para-médica que estuda a relação do homem com a música. Sua influencia fisiológica e psicológica do som no cérebro, atrai inúmeros benefícios para a pessoa.

Não é medicina alternativa, mas certamente um complemento à medicina tradicional e um lenitivo para o stress da vida moderna. A musicoterapia é um conceito que teve origem no ano de 1944 nos Estados Unidos e somente agora começa a afirmar-se como método terapêutico.

A terapia pode utilizar vários estilos musicais e cada um tem uma função específica, como o resgate de memória. Muito mais do que um recurso lúdico, a musicoterapia vem sendo aplicada e apresentando bons resultados. A música aumenta o bem-estar e ainda auxilia no tratamento de muitas doenças: da asma ao câncer, passando por lesões cerebrais. Tudo, cientificamente comprovado.

A musicoterapia trabalha para desenvolver a capacidade de escuta e de convívio social, na medida que a música encontra no individuo um canal de comunicação disponível. Por esse acesso ela começa a abrir novos canais de conexão.

[Edna Santos – Musicoterapeuta – Avenida Alberto Braune, 12 sala 604 – Edifício Mastrangelo – Tel: (22) 9272-2604 – Atendimento: 2ª e 5ª Manhã e Tarde, 6ª Feira à tarde]

[3º Bloco]
ENCERRAMENTO

Com esse programa acreditamos que foi possível perceber o quanto a musica é expansiva, o quanto a musica pode ser maior do que aquilo que nós imaginamos. E fica também uma questão: será que nós estamos dando às nossas crianças música de qualidade? Sensações de qualidade? Pense Nisso!

Este foi nosso primeiro programa e os próximos estão super interessantes. Se eu fosse você não perdia. Assista toda segunda-feira às 10:30 pela TV Focus – Canal 20 a um programa inédito, acompanhe nossas reprises durante a semana pela manhã e sexta-feira às 20:00 horas.


FICHA TÉCNICA

Apresentação: Patrícia Carvalho

Reportagens: Vinícius Gastin

Imagens: Alceir Costa e Jackson Barreto

Edição: Camila Titonelli

Locução: Eulina Rego, Bettina Chateaubriand e Lima

Produção de Estúdio: José Carlos Azevedo

Roteiro: Eduardo Carvalho

Videografismo: Ilson Jr.

Departamento Comercial: José Carlos Azevedo - Tel: (22) 9203-6449

Direção Geral: Eduardo Carvalho

Uma Produção

Produção & Eventos
Agradecimentos Especiais:

Jairo Caleb, Carminha Titonelli, Guto Soares, Jackson Barreto

Toni Andrade - RJ

E a toda equipe da TV FOCUS Canal 20


6 comentários:

  1. Parabéns pelo programa!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei o programa!!!
    A apresentadora é Linda !!!!
    Patricia voce trabalha muito bem !!!!
    Vejo voces todos os dias do programa.Mais vejo pelo blog !
    Parabéns á toda equipe!!

    ResponderExcluir
  3. Bacana demais essa idéia. Mostra que Friburgo tem gente que pensa. Os problemas que a cidade enfrenta nas questões ambientais são varridas para debaixo do tapate. Cade a estação de tratamento de esgoto? E nosso lixo que não é tratado também... Cadê a Nova Friburgo?

    ResponderExcluir
  4. Tocante o video. As pessoas precisam acordar. Parabéns a toda equipe!

    ResponderExcluir
  5. Genial! Tava ns hora de um programa assim. Apresentação, o cenário é d++++! Na medida certa. Bom gosto e o tema claro! Valeu.
    Carlos - Mury

    ResponderExcluir
  6. Não vivo sem a musica. Acho que faço musicoterapia sem saber... Talvez por isso mesmo tenho o espírito bem jovem e olha que já tenho meus 52 anos. Amei o programa. Meus parabéns a todos que fazem o Pense Nisso!
    Eulália Borges - Centro

    ResponderExcluir